quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Cazuza

















Brasil
Intérprete: Cazuza


Compositor: Cazuza

Não me convidaram pra essa festa pobre que os homens armaram pra me convencer A pagar sem ver Toda essa droga que vem malhada antes d'eu nascer não me ofereceram nem um cigarro fiquei na porta estacionando os carros não me elegeram chefe de nada o meu cartão de crédito é uma navalha Brasil mostra a tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim Brasil (...)
Quinze anos se passaram e a canção do Cazuza continua extremamente atual. O eu lírico desse texto pode ser um menor abandonado ou um pária dessa sociedade injusta. Para conseguir o que quer usa a violência como sugere nos versos "meu cartão de crédito/é uma navalha. A expressão "festa pobre" sugere um desdém a esse estado de coisas. O fato de ele ficar na porta reflete a sua exclusão social. A televisão colabora para que as pessoas não se rebelem contra o que está acontecendo, transformando-as em robôs. Portanto o texto faz uma análise crítica do país.
Essa composição musical é interdisciplinar à sociologia, além de história. Onde se pode discutir o sistema, liberalismo e neoliberalismo .
O texto deverá gerar um debate, visando à busca de possíveis soluções para a questão da violência. Os comentários deverão ser postados no blog.
Será criado ainda um questionário para uma entrevista com a promotora da vara da infância e juventude, a qual deverá ser gravada em MP3 e postada no blog.
As respostas serão analisadas pelos alunos, que em seguida, produzirão um texto dissertativo a respeito do tema.
Num momento em que Betinho começava a campanha contra a fome no Brasil, os Titãs fizeram a música comida.