quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Pesquisa sobre gêneros musicais do Paraná.

O Paraná deu uma grande contribuição musical ao Brasil com Nho Belarmino e Nhá Gabriela, que cantavam músicas simples e com temas ligados ao Paraná e a Curitiba.
Ao falarmos desses artistas paranaenses, estaremos falando da nossa cultura, o conhecimento estará sendo construído a partir da nossa realidade e contribuirá para que o educando entenda um pouco mais sobre o seu espaço.
Nho Belarmino E Nha Gabriela - Gralha AzulBelarmino
Morena que bicho é aquele que cantou lá no sertão?
Morena que bicho é aquele que cantou lá no sertão?
É a bela gralha azul na hora de plantar o pinhão
É a bela gralha azul na hora de plantar o pinhão
Gaúcho que bicho é aquele que cantou lá na coxilha?
Gaúcho que bicho é aquele que cantou lá na coxilha?
É meu lindo quero-quero sentinela farroupilha
É meu lindo quero-quero sentinela farroupilha
Gralha azul do Paraná representa a plantação
Gralha azul do Paraná representa a plantação
Quero-quero dos meus pagos simboliza a tradição
Quero-quero dos meus pagos simboliza a tradição
Quero-quero do Rio Grande está querendo se casar
Quero-quero do Rio Grande está querendo se casar
Com a bela gralha azul, tradição do Paraná
Com a bela gralha azul, tradição do Paraná
A gralha azul é a ave símbolo do Paraná e, essa composição musical assinala a importância desse pássaro para o reflorestamento do Pinhão, considerada a árvore símbolo do Estado.
É possível estabelecer interdisciplinaridade com Biologia e Geografia.
Em Biologia pesquisar se essa ave está em extinção ou não, em geografia, investigar em quais regiões do Paraná a arara azul está mais presente. Essas informações devem ser postadas no Blog.
Tópicos gramaticais a serem discutidos.
Monossílabos tônicos, hiatos e oxítonas;
Plural dos substantivos compostos em palavras repetidas.
Pesquisar na Internet, usando um site de busca, palavras que são acentuadas pela mesma razão, justificando o deste.
Buscar ainda outros substantivos compostos por palavras repetidas.

Quero-quero

Gralha Azul
Nho Belarmino E Nha Gabriela - Mocinhas Da CidadeBelarmino
As mocinhas da cidade são bonitas e dançam bem
As mocinhas da cidade são bonitas e dançam bem
Dancei uma vez com uma moreninha e já fiquei querendo
bem
Dancei uma vez com uma moreninha e já fiquei querendo
bem
E o sol já vai se pondo e as saudades vêm atrás
E o sol já vai se pondo e as saudades vêm atrás
Vou Buscar aquela linda moreninha para mim viver em
paz
Vou Buscar aquela linda moreninha para mim viver em
paz
Fui na casa da morena pedir água prá beber
Fui na casa da morena pedir água prá beber
não é sede não é nada moreninha eu vim aqui para te
ver
não é sede não é nada moreninha eu vim aqui para te
ver
Embora teu pai não queira que eu me case com você
Embora teu pai não queira que eu me case com você
Mas depois de nós casados, moreninha ele vai me
compreender
Mas depois de nós casados, moreninha ele vai me
Compreender.
Análise da poesia existente no texto
Pesquisar o que é concordância nominal com o uso de um site de busca e em seguida verificar se a composição musical possui concordância nominal.
Entender o uso da vírgula no verso: “Mas depois de nós casados, moreninha ele vai me compreender. No caso, temos um vocativo, o qual deve ser separado por vírgula,
Verificar se o emprego do pronome pessoal oblíquo no verso: “Vou Buscar aquela linda moreninha para mim viver em paz” está dentro da norma culta. Caso não esteja, qual seria a forma culta.
A discussão do emprego correto ou não desse pronome será feita através dos comentários que serão postados no Blog.
Reescrever a última estrofe da música, substituindo as conjunções “embora” e “mas” por outras com o mesmo sentido. Essa reescrita será feita no editor de texto, depois de formatada, o aluno deverá fazer uso do recurso copiar e colar para a postagem no blog.
Esse trabalho também deverá gerar uma discussão, cujos colegas deverão comentar e corrigir os possíveis erros no emprego das conjunções.
Essa atividade gerará uma reflexão sobre o uso dos conectivos na construção da coesão e da coerência textual.
Saindo do gênero “caipira”, entramos agora no Rock, que é visto como um veículo de expressão dos jovens contra regimes políticos, valores sociais, culturais e éticos.
Empreender uma pesquisa, objetivando verificar expressões desse gênero no Estado.
Uma grande expressão do rock paranaense é a banda blindagem. Neste site, podemos conhecer um pouco da história dessa banda.
http://bandablindagem.com.br/historia.html

Não, não, não
(Alberto Rodriguez, Pato Romero, Ivo Rodriguez Júnior)
Hoje, é você quem manda
E diz o que eu devo fazer
Hoje, eu ando a passo curto
Lutando pra sobreviver
Tudo, tudo mudaria
Tantas idéias pra crescer
Se o mundo acordar
E a gente se mexer
Mas um novo tempo vem vindo
Posso sentir vibrações
Amanhã, eu quero ver o novo sol nascer
Pra iluminar você
Não às cabeças fechadas
não às idéias furadas
ninguém vai me proibir de querer viver,
e acreditar em você.
Fazer uma análise sobre o sentido do texto. Existe um alerta para a conscientização, um chamado para a luta, dessa forma poderemos transformar o mundo.
Discutir valores como liberdade, senso crítico e alienação.
A letra estabelece uma interdisciplinaridade com Filosofia.
No texto, percebemos figuras de construção como aliteração: “Não, não, não” de que forma essa figura de linguagem contribui para a construção do sentido do texto?
Analisar o conectivo “se” Adjunto adverbial condicional que ajuda na coesão e coerência do texto. Empreender ainda um estudo sobre outro exemplo do uso da vírgula, a qual é empregada após o advérbio de tempo, quando este inicia uma oração.
Pesquisar na Internet os vários casos de ocorrência de crase, justificando o uso dela nos dois primeiros versos da última estrofe.
Saindo do Paraná, a pesquisa deverá ser empreendida em nível nacional.
Uma composição musical ilustra bem o que estamos vivendo, hoje, em termos de globalização é Revoluções por minutos do RPM, banda que já não existe mais.
Sinais de vida no país vizinho/ Eu já não ando mais sozinho/ Toca o telefone/ Chega um telegrama enfim/ Ouvimos qualquer coisa de Brasília/ Rumores falam em guerrilha/ Foto no jornal,/ Cadeia nacional/ Viola o canto ingênuo do caboclo/ Caiu o santo do pau oco/ Foge pro riacho,/ Foge que eu te acho sim/ Fulano se atirou da ponte aérea (...)
Exploraremos nesse texto expressões populares como “santo do pau oco”. Resgatar a origem dessa expressão (interdisciplinaridade com história).
Constatar que com a globalização, estamos numa aldeia global, ou seja, “eu já não ando mais sozinho”. A tecnologia da comunicação pode localizar quem quer que seja em qualquer lugar. Portanto, não tem mais pra onde fugir.
Estabelecer uma interdisciplinaridade com geografia pra discutir os efeitos benéficos e maléficos da globalização.
Mais uma prova de que a música é uma expressão do contexto social vivido pelo artista, é a arte sendo usada para discutir questões prementes da nossa realidade.
Ocorre elipse em quase todos os versos. A elipse é uma figura de linguagem que também ajuda na construção do sentido do texto. Aqui ela pode ser amplamente explorada.
Deverá ser produzido um debate on-line para discutir os efeitos da globalização. Esse debate deverá ser feito através do Chat inserido no blog. O professor deverá alertar que os alunos deverão usar a língua culta para esse debate, nada de “internetês.”

Nenhum comentário: