quinta-feira, 11 de outubro de 2007

projeto


Projeto
A Música e o contexto social
Objetivos
Possibilidade de se lidar com um universo textual conhecido, fator este que despertará maior interesse dos alunos; Possibilitar uma abordagem interdisciplinar entre literatura e música; Discutir diferenças culturais a partir dos usos lingüísticos documentados nas letras-de-música Discutir as composições musicais da época da ditadura militar, dando enfoque às figuras de linguagem e também salientando a importância da arte como instrumento de conscientização; Discutir a importância da música sertaneja de raiz como fator de identidade cultural; Discutir o rap, enfatizando a importância desse gênero como sendo um grito de uma massa excluída; analisar variantes lingüísticas, pontuação, rima, campos semânticos e categorias gramaticais. Melhorar a competência lingüística dos alunos a partir da análise das letras - de -Música;
A música e o contexto social
As atitudes, valores e pensamentos da sociedade são o reflexo do contesto vivido. E a música, como toda arte, expressa valores e pode ser um meio de analisar e entender as transformações sociais políticas e culturais ocorridas o mundo. Desde a Idade Média, época em que os trovadores faziam suas cantigas amorosas, satíricas e de escárnio, até os dias de hoje, percebe-se a influência do contexto social, onde está inserido o artista.
Os compositores colocam um pouco de si mesmos, seus valores, pensamentos, sentimentos, sua maneira de ver o mundo, suas ideologias. Uma prova disso são as músicas: Roda Viva, Cálice, Alegria, Alegria, Pra não dizer que não falei das flores.
Essas músicas são da época em que o Brasil vivia sob o regime de repressão militar e os compositores dessas músicas estavam sendo perseguidos, pois nessas letras retratavam sua insatisfação com o regime, bem como procuravam conclamar as pessoas para a luta contra o sistema.
Hoje, podemos perceber a influência do contexto nas músicas de Gabriel “O Pensador”, que faz letras de protesto. O funk, que mostra a maneira como a sociedade vê o corpo feminino e a própria mulher; o tecno, que surgiu juntamente com a expansão da tecnologia e a sertaneja de raiz que busca retratar o homem do campo. Tem ainda o Rap, que na sua maioria, expressa sentimentos da vida que o presidiário leva.
A importância de um trabalho como este é levar os alunos a analisar as composições musicais e, dessa forma perceber a influência que o meio exerce à música e assim pensar a sua realidade, além de discernir sobre o que tem qualidade ou não.
Percebe-se que esse processo torna o aluno mais crítico e, a partir da música ele pode remeter o seu olhar crítico ao seu contexto, tornando um cidadão livre para agir e transformar a sua realidade.
Além desse trabalho de conscientização, serão investigados também os intertextos que algumas músicas estabelecem com a literatura, utilizando-as como gancho para um estudo mais específico de alguns estilos literários. Somando-se a isso será feito um estudo das categorias gramaticais funcionais presentes no texto.
Metodologia
Selecionar as músicas levando em conta uma perspectiva temática; proceder uma análise textual da letra, ressaltando aspectos intertextuais, culturais e discursivos.
Relacionar as letras-de-música com estilos literários e com outros gêneros textuais com a mesma identidade temática, estabelecendo assim uma intertextualidade. Feita a análise textual. Parte-se para um estudo dos elementos gramaticais que ajudam na construção da coesão e da coerência do texto musical e dessa forma mostrar ao aluno que dominar uma língua vai além da metalinguagem tão comum no ensino de língua portuguesa, tudo isso feito de forma lúdica e que faz sentido para o aluno, pois, trata-se de textos que estão na mídia e que são de conhecimento dos educandos, ao contrário, de muitos textos presentes no livro didático que são elaborados com a finalidade única e exclusiva de se ensinar uma categoria gramatical.

2 comentários:

donnas disse...

Olá Zé Luis,
Sei que o artigo já tem algum tempo, mas curiosamente estou desenvolvendo um trabalho semelhante ao seu e gostaria muito de entrar em contato para debatermos sobre este assunto.
Peço se dispor de tempo que me contate: dores89@hotmail.com

donnas disse...

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